29 de setembro de 2011

Paralaxe


    Nossas ações correspondem à roupa, cuja serventia calha somente à alma. Despir essa circunstância seria como assaltar o próprio significado ou disseminar vendas nos olhos que temos em nossos tempos. Escolher de coração aberto. Naturalizar o sentimento de risco. Pode-se até dizer que fazer escolhas é viver. Afinal, um dia, a vida foi a própria escolha e sempre existiu desde que tudo se misturava. Há algo grande em escolher. E tudo é isso.
    A vida jamais terminará. Nem se sabe, ao certo, quando ela começou. Posso dizer que que sou algo imortal. Mas, por certos motivos "desconhecidos", isso não me causa glórias. Grandes nomes físicos provaram passados distantes permeados por uma mesma realidade. Tudo e nada: iguais. Nada havia além de um ponto concentrado sistematicamente caótico. Acontece que eu estava naquilo. Ou melhor, tudo estava lá. Nada pode ser criado ou destruído. Até os pensamentos que tivermos serão algo que já existiu. E tudo isso, em algum contexto desmemoriado, foi uma decisão. Decisão que tomei, que todos tomamos.
    O infinito nasceu para a Coletividade. A existência é regada por conectividade. E nada está em bolha de realidade isolada, ainda que esta, em certos sentidos, surja de modos tão desiguais; estranhos. A vida e suas escolhas vivem em uma espécie de redoma, cuja própria natureza é de liberdade e simetria. Uníssono. Escolher, portanto, é simplesmente pensar. E fazer escolhas é apenas a ação de escolher, isto é, um outro pensar...
    O verdadeiro significado de selecionar o que terei em um determinado momento da "minha vida" se deu quando minha vida, em um determinado momento, escolheu um significado verdadeiro: a inversão dos fatos. Era tudo "meio parado". Precisava alongar alguns músculos, bocejar; experimentar outros caminhos, outras formas. Foi quando algumas opiniões minhas explodiram, espalharam energia tamanha, cuja influência fez brotar um querer comum de escolha melhor. Explodimos em nossos desejos! E, em frações de tempos, viemos parar aqui, como escritores e leitores; frutos do significado de escolhas; inteligência adaptativa, neurônios perdidos dos deuses... Em tudo há diferença, olhares diversos! Enfim.


                                                                                    ( Thiago Vieira Cruz)

17 comentários:

Marcela Santos disse...

Que texto bacana, jovem!
Gostei muito do final.
E, enquanto lia, lembrava muito da história do Somos Todos Um.
E, quando dizes que, "em tudo há diferença", lembro da frase: somos um, mas não somos o mesmo.

Gostei muito, mesmo!
Parabéns, querido!

Caio Fernando disse...

Eu amo as coisas que você, Thiago, escreve. Não sei quem ou o que te inspira tanto. Entretanto, algo é certo: tens um grande futuro na escrita. Sempre tenho a impressão de ficar muito concentrado no momento de leitura dos seus textos, o que é necessário diante de certas complexidades que empregas em tantos parágrafos maravilhosos, vindos dessa sua mente louca de antíteses e prosas metaforicamente reais, claras. Rendo-me ao teu estilo. Há personalidade, marcas orais tipicamente chamativas para você. Orgulho-me em ter uma amizade virtual tão inteligente!RS... Porém, quando ficares famoso, não esqueças de mim. Sou um fã não melhor que os outros, mas torcedor sincero. "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas": estou cativado por suas obras. O entendimento fica mais fácil ao ler o que sua alma distribui em sintonia com a vontade de eliminar fomes intelectuais. Filósofo, escritor! Já te vejo como um grande médico! Vais até a alma. Sinto-me grato pelo fato das canetas gostarem tanto de suas mãos... PS: você tem a pegada que as letras adoram.
Com louvor, parabenizo-te...

oi disse...

aaaa thiago..... vc escreve taaao bem..... fiko aqi sem ter mto o q comenta
linnnddddooo.... sou faaa!

Marcela Santos disse...

Marcela Santos curtiu o que Caio Fernando disse.

Francisco Renaldo disse...

Gostei bastante.

Amanda disse...

foi mto bom o final!! mais o texto todo esta mto legal......

Cecília Naomi disse...

Menino,gostei de você.Espírito de poeta.Conversar contigo dever ser uma viagem ao centro do coração que nem sabes qual é.Ou,se sabes,nem procuras entender.És,enfim,o próprio centro.Lindo,ou melhor,não sei.

Roberta Dias disse...

porrrraaa esse texto ta uma maravilha......!

Tia Nádia disse...

Nossa........vou respirar primeiro, muito lindo, as vezes fico emocionada com suas frases. Realmente Vc e a Marcela se completam.
Parabens, lindo casal

Josué disse...

gostei do blog ,legal

Antonio disse...

escreve mto bem. gostei desse blog

Amanda Dias disse...

mas esse texto realmente está muuuyyyy lindo! não sei de qual Thiago me tornarei mais fã...kkkk
os dois são maravilhosos.... odoro ler o que vcs escrevem, meninos!!!

Anônimo disse...

text mto bonito mesmo... tive que ler duas vezes p entender de verdade...

Anônimo disse...

outro texto que vou recordar e colar nos meus arquivos. verdadeiros escritores nesse blog. estava lendo o primeiro post e vcs me deram uma excelente ideia. vou fazer um blog com os meus amigos.

Marcela Santos disse...

Obrigada pelos comentários, querido Anônimo!
Post seu link para visitarmos também!

Abraço,

MS

Vinícius disse...

e vc heim!!!! vc mesmo thiago! vc que abandonou esse blog! q coisa feia. vc mesmo com toda essa escrita maravilhosa. me deixa aqui sem pelo menos uma linha de produção textual! por favor, eu suplico aos autores desse blog que postem!
postem, postem, posteeemmm!!!
vcs são uns preguiçosos vagabundos!e inteligentes....=P

Vinícius disse...

e vc heim!!!! vc mesmo thiago! vc que abandonou esse blog! q coisa feia. vc mesmo com toda essa escrita maravilhosa. me deixa aqui sem pelo menos uma linha de produção textual! por favor, eu suplico aos autores desse blog que postem!
postem, postem, posteeemmm!!!
vcs são uns preguiçosos vagabundos!e inteligentes....=P