10 de julho de 2011

Não era a Física

   Georg era do tipo calado. Nunca fora à cidade. Seus pais eram simples lavradores. Era o primeiro dia que o menino viajaria de carro. Estava com "as malas prontas". Havia poucas roupas. Sentado num tronco de árvore cortada há 3 anos,na beira da estrada,ele pensava como seria sua vida num lugar que nem sabia como saber. Sempre lembrava dos conselhos dos pais. E,por isso,fazia de seus pensamentos os seus melhores amigos. Em sua casa,não havia televisão. Tudo o que tinha era um enorme jardim,que o servia de Olimpo... que o vendia criatividade. O custo?... Imaginação.
   Era filho único. Sua mãe ainda era nova. Problemas com a gravidez fizeram-na subtrair os ovários. O pai depositava suas espectativas de bom futuro no filho; via-o como um grande engenheiro.
   Um caminho de terra suspensa anuncia a chegada de um veículo. Georg veria a cidade. Olhou os seus pais - estavam com camisas marcadas de sol e alguns fiapos de capim. Ao longe,avistou as lágrimas do jardim. Ainda sentado,viu o carro negro e bem polido em sua frente. Uma janela automática se abriu. De dentro,uma voz: "Vamos,garoto!".
   Uma pequena mochila avermelhada foi colocada no porta-malas. A porta do carro se abriu para o menino. Mais um conselho de mãe:"Meu filho,não te sintas só. Nossa força está em nossa união,a qual se origina ao redor de nossa positividade. E se nossos caminhos de energia estiverem bem compactados,sentiremos mais a força do nosso amor". Ela não queria falar de campo elétrico; não queria citar que as linhas de força originam-se na positividade das cargas ou no infinito e que tornam os campos mais fortes na proximidade de linhas de indução. Era só um coração de mãe com saudades. Era só a simplicidade de palavras humildes.
   O carro se foi com o menino. Georg olhou pelo vidro de trás e acenou com um "tchauzinho" vagaroso e entristecido... Iria estudar na cidade.
   Já era noite quando o menino chegou. Assustado com tantos nomes e números pendurados,perguntava-se: "O que é edifício?";"O que é avenida?";"O que é spa?"... Ficava impressionado ao ver tantos carros circulando. Havia outras crianças! Havia,também,muitas luzes! Mas o seu destino era a escola do govergo:"Institute of education and development to self-taught". Georg era inteligentíssimo. E a sua curiosidade estava cada vez mais aguçada. Quando atravessou as portas do instituto,foi recebido por uma senhora de olhos muito azuis. Era Martha,a diretora de missões integradas,responsável pela recepção e acompanhamento de crianças especiais. Ofereceu uma xícara de chocolate quente ao pequeno Georg. "Chocolate quente?"- ele perguntou,sem saber o que era aquilo. Todavia o cheiro o conviou a um gole. "Chocolate quente" - pensou. O menino sorriu com um bigode de espuma achocolatada. 
   Levado ao alojamento,a diretora lhe deu produtos de higiene; apresentou-o à turma,que o recepcionou com um "Seja bem-vindo,Georg!Pode contar conosco!". O menino estava nervoso. Estava muito sério. Logo,lembrou-se de um conselho do pai:"Filho,nossos sorrisos batem e voltam. E quanto mais rápido você conseguir sorrir,maior será a rapidez dos outros sorrisos que,iguais,voltarão para você". O pai não queria fazer menção às leis da reflexão;não sabia de propriedades de massa e qualidade inerentes à velocidade em tal fenômeno. Era só um pai humilde;sem palavras ensaiadas. Era só um pai sorridente.
   O desenvolvimento de Georg surpreendia! A cada mês,as crianças cursavam 3 níveis de dificuldade. Georg cursava 8! Geralmente,seus colegas lhe pediam ajuda. A meta do instituto era ser referência. E,todos os dias,os alunos cantavam o hino da escola. "Tornar o instituto uma referência" - pensava constantemente Georg. Foi então que lembrou de um outro conselho materno: "Filhinho,para ser grande,é necessário que se abandonem redomas. Quando todos se unem com o mesmo potencial e,juntos,procuram,de alguma forma,atingir determinado ponto,tudo fica maior e melhor! O que adianta esconder sabedoria? Um exército inteligente ou um soldado egoísta:qual o mais forte? Forme correntes de saberes direcionados. Com certeza,o trabalho será positivo". Ela não queria se referir à intensidade da corrente elétrica,tampouco à potencia das cargas; não sabia que,quando há fluxo orientado de portadores de carga,há aproveitamento do máximo de energia relacionada à intensidade média da corrente; nunca ouviu falar de direcionamento eletrodinâmico entre cargas para desenvolvimento de trabalho potencial. Erá só uma mãe inesquecível na mente do filho. Eram só as simples palavras que um coração,um dia,desenhou em outro.
   Georg se empenhou com vários alunos na luta pela conquista do prêmio de reconhecimento institucional.Para isso,teriam que fazer várias provas,alcançar médias altíssimas. Os pensamentos convergiam para a conquista.
   O verão estava chegando. Georg,no alojamento,arrumava suas coisas para passar as férias em casa. Veria,enfim,os seus maiores professores. Ouviu seu nome sendo chamado. Era uma urgência na diretoria. Quando chegou, Martha o recebeu com um grande sorriso e um beijo que o deixou vermelhinho... Na mesa principal da sala de coordenação central,um troféu : "Award reference special education for children worldwide ". Georg sorriu e respirou fundo. A diretora se aproximou.
   - Com sua ajuda,Georg,conseguimos o título! - disse Martha,com os olhos marejados. Você merece um prêmio. O que você quiser... É só pedir!
   O menino abaixou a cabeça e se lembrou do enorme jardim,o seu Olimpo,o penhor de criatividade. Então,levantando o rosto,respondeu serenamente:
   - Imaginação... 


                                                                          (Thiago Vieira Cruz)
   

16 comentários:

to ficando atoladinha disse...

uau!uaaau!uaaaaaaaaaaaau!
arrupiei!!!
nossa!verdad imagnaçao e TUDO!
vcs saum escritores de verdad ja!
sem palavras
casa cmig S2 S2 kkkkkkkkk

oi disse...

até q fim um texto novo
me amarrei nssa historia
se vc tiver um livro qero o nome
e bom vc registra essas obras no seu name porq tem um blog robando o que vc escrev
parbens!!!!!!!! lovi lovi lovi S22222

Marcela Santos disse...

Aliás... Este texto é pura imaginação. Com um toque de nerdice, claro. Rsrs!
Muitas sinapses! Muito bom, menino escritor!

Anônimo disse...

adorei o trbalho com a fisica...
por mas q eu n tenha entendido algmas partes,nossa a historia é mto envolvente e vc resume a fisica em conselhos
isso é mta imaginacao cara!
parabns

Lucianna disse...

Ai......o final me deu um calafrio!!!!
isso é fisica de verdade???????
arrazouuu,espocou a boca do balao e tdo o esofago dele!!!!!
Tinha um jardim enorme na minha outra casa...... adoro nescal!!!!!
adorei ler isso

Anônimo disse...

Sempre escritor... Eu também sou mais uma fã sua, Thiago =)

Jhenny.

osmar disse...

muita liga ese testo!
o guri vira cdf...... naum entendi um bocado de coisa por cauza da fisica mas é mto bom a imaginação q usast p falar de imaginação.......

Bruna disse...

o seu texto q é puuura imaginaçao!!!!

Alessandra disse...

aaaaaaaaaaa.... vcs me fazem ter orgasmos mentaaais!!!!
q historia linda menino!!!

Tia Nádia disse...

Nossa muito lindo me amarrei na história, vc e sensacional.
Parabens menino escritor.

karla disse...

nossa!que escritor que és!me rendo as suas historias e as emocoes que elas trazem em si!!!!!!
lindo lindo lindo!!!

edu disse...

MA-RA-VI-LHO-SO outra vez!

fabio disse...

nao sou gay mais to passado com esse texto!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Antônio disse...

Faz-me rir!...rir de gratidão por ler isso. Física,inteligência...amor! Você deve ser daqueles nerd's de óculos-fundo-de-garrafa... Ha!Ha!Ha!
Conseguiste conquistar minha atenção para esse texto. Mas,não se empolgue,pois nem todos eles são bons.

junior disse...

q historia linda! eu fiquei triste qndo ele saio da casa dele.......mas ele precisava fazer isso pois nada é atoa......acabou q ele surpreendeu a todos!!!!!ate a mim!!!!
lagela mto bom!

Matheus Guilherme disse...

Esse texto é uma das suas melhores obras Thiago Cruz!
Nossa! Fiquei boquiaberto com tanta imaginação, com tanta beleza em seus cenários. Você é escritor! Escreva mais, muito mais!Obrigado por esse texto...