3 de junho de 2011

86400 momentos


    Vivemos numa sociedade universalmente educada a ter medo da morte. E, mesmo sabendo que estamos completamente destinados ao abraço infinito como ocaso, ainda nos é incoveniente e, para alguns, até angustiante pensar em um último dia. Esse é meu caso. Estou mergulhada nessa pedagogia do terror, mas não guardo muitos segredos para contar, pois não tenho amigos que me contem segredos nem outros para eu fofocar...
    Tendo um último dia. Eu o aproveitaria para me aposentar das ruas, encerrar meus programas ou, quem sabe, destruir, mentalmente, aqueles que não pagaram pelo serviço e me deixaram sozinha num motel ou nua em beiras de estradas.Tal dia seria ideal para imaginar minha mãe ligando, pedindo para eu voltar, deixando cair uma lágrima que, saliente, beijar-lhe-ia os lábios. Mas levaram os orelhões e minha mãe está cega, surda, e muda.
    Conversar com as paredes seria fantástico! Todavia, já não mais suporto as quatro paredes. Idealizaria um quarto com três...Três muros bem altos com escadas rolantes, nas quais minha alma fosse embora como uma perua metida, subindo às nuvens, lançando beijos para o nada. E, quando eu estivesse faminta, seria a hora de jantar com os mendigos, que sempre me serviram o pouco do respeito que tive. "Saia dessa vida, filha." Estou indo...E já vejo meu rosto, marcado de sentimentos que não conheço, refletido num lago de coisas que nem sei.
    Os últimos momentos me seriam oportunos para fazer a melhor maquiagem, colocar um vestido balão sem cor e rodar na frente de um grande espelho imaginário, dando o efeito de bailarina que nunca fui. E, quando a noite chegasse, eu diria: "Foi tudo culpa do Freud!" .Li que o sexo era nada além de tudo. E segui um “nada além” maior que simples psicanálise, em vidas íntimas que mergulharam em mim e afogaram outros prazeres. Momento ideal para tentar seduzir o relógio, tirando minha roupa, fazendo posições, promentendo o prazer maior. Todavia, o relógio é conservador... e não poupa sua própria vida.
    E no momento em que, do alto, a luz ofuscasse os meus olhos de prostituta, eu estaria aflita como com minha primeira amante. Seria o "momento 00001". Nas mãos, pequenas economias... Hora de pagar o barqueiro. "00000."

Thiago Vieira Cruz.
Tema redação Ufpa.

16 comentários:

Marcela Santos disse...

Muitos momentos. E um só.

Eu lembro que você falou dessa redação!!! Muito bacaaana!
Você é demais, mesmo.
Você é o menino escritor!
Parabéns, amor! Essa vale 1000 ;)

Beijos

Adler Costa disse...

ABL é sua, Impecável! o dia que meus textos chegarem....deixa pra lá.....

Anônimo disse...

nossa!quem é vc garoto
me emocionei mto
prabens

sophia disse...

uau!lindo...
so quem pode

romullo disse...

Texto legal cara.Sou teu fan

eu sou a lenda disse...

isso é real mesmo
se for és uma prostituta mto intelignte... haushuahsush =P

Anônimo disse...

agora q eu entendi pq o titulo tem o 86400....... signifik qntos segundos tem um dia......
se naum for isso num sei mas o que é entaum........ =P
misterrio ate nu titul......

bruna disse...

ah sim!!!!! esse tá ótimoOOO!
muitooo legal!MesmoooO!!!
ja vi esse tema. vou colar p minha proxima redaçao...rsrsrsrsr

leida disse...

muita criatividade p encarar os corretores colocando no seu "ultimo dia" um retrato social brasileiro...te saiste mto bem! gostei! mto!

Antônio disse...

Tudo bem!Agora você foi além!
Conquistaste todas as minhas aprovações...
Impecável!Sim!Criativo até nas vírgulas...

Caio Fernando disse...

Por favor! Vamos parar tudo aqui!
O que é isso,cara?Você quer humilhar seus concorrentes?Já vi esse tema.Parece simles.PARECE!
Mas,olha o que se pode fazer com um tema desses!Isso é uma obra de arte!
Parabéns!

junior disse...

depois de ler isso tiro completamente o meu chapeu p vc!!!!

Maria eduarda disse...

realmente tiro o chapeu doido

Cecília Naomi disse...

Acho que nem preciso comentar aqui.Mas já que o fiz,aproveito para dizer que nada é tão bom quanto a criatividade de cada parágrado que essa obra contém.Ótimo.Fico feliz quando leio algo que realmente presta nessa imensa rede de blogs vazios.

edir disse...

amei mto esse texto.... mto criativo.
vc é o cara....uhschihcs
queria ser o corretor dessa redaçao.....

Anônimo disse...

gostei demais dessa redação.... vc deve ser o sonho de qualquer professor de redação... não só vc como tbm a marcela, o thiago neves e a luana... vcs escrevem mto bem. estou de olho nesse blog.