14 de novembro de 2010

O que direi a meus netos?


Direi a meus netos que nasci no século das guerras. Mas tive a benção de não vivenciar nenhuma delas.
Direi também que presenciei grandiosos avanços científico-tecnológicos. A época em que, num intervalo de pouco mais de um ano, aparelhos de todo tipo tornavam-se obsoletos.
Direi que vivi uma etapa de transição, onde se esperava a beleza do século XXI, mas ainda carregavam-se vícios do século XX.
Direi que houve um tempo no qual não se podia dizer. E contra o tempo, surgiram os protestos, as músicas, a arte - arbítrio.
Direi que tive o desprazer de assistir inescrupulosos casos de corrupção. E espero chocá-los, para ter certeza de que o mundo estará melhor.
Direi que, um dia, o homem foi tão ignorante a ponto de desprezar alguém pelo sexo, pela cor ou pela opção sexual.
Direi que houve muita luta para que o poder não prevalecesse sobre os direitos. Esperando fazê-los sorrir, para saber que isso tudo mudou.
Direi, por fim, a meus netos, que a grandeza do mundo está em suas belezas. E que é preciso valorizar a Vida, em seu mais ínfimo sinal.
Direi que, apesar de parecer ruim, testemunhei a era da esperança. Na qual, anônimos como Oskar Schindler, Nicolas Winton e outros não descobertos, salvam almas sem nada esperar receber em troca.
Direi que, não importa o quanto haja devassidão, o Sol sempre aparece pela manhã, os pássaros cantam e as árvores (replantadas) oferecem sombra e ar puro.
Direi que, apesar da desigualdade, cada história há de valer a pena. Fazer a sua parte, afinal, não é clichê.

(Marcela Santos)

11 comentários:

Thiago Cruz disse...

Eu diria que a semente,de algum modo,já está sendo plantada.E,mesmo em meio a tantas tempestades e secas sucessivas,ela brotará e se estenderá para além de apenas ideias.
Marcela,você brilha.

Marcela disse...

Obrigada, menino escritor! Pelo apoio, pelas palavras... O seu amor em si, para mim, já é uma semente.

O brilho está em todos nós!

Lucianna disse...

que lindo que lindo que lindo que lindo que lindo que lindo que lindo que lindo!!!!!!!!
deu ate vontade de ficar velho p falar essas coisas pros meus netos....spero q aconteca tdo issso q vc disssee......q linduuuu!

Alessandra disse...

eu ate fiquei emcionada e com os olhos cheios d'agua se vc quer saber....
esse blo amanhece meus pensaments...

edu disse...

Que escritora!Que escritora!

Antônio disse...

Sei que devo ter sido um dos MUITOS que ficaram emocionados com suas palavras... LINDAS PALAVRAS!Um futuro melhor está entranhado nas obras da Marcela...
GENTE!!!MARCELA SANTOS PRESIDENTE!!!

Caio Fernando disse...

Estás brincando,né?
Você brinca com as letras!Isso é fenomenal!
Quero mais posts!!!!!

pedro disse...

brilhante!brilhante!vc me deixa louco com suas ideias.............eu quiria passar um dia c vc p me contares tdo oq vc tem nessa sua mente louca e organizada!!!!!!!

junior disse...

fenomenal mesmo!!!!!!!!!

Anônimo disse...

linnnndddddooooo demais esse texto. e para complementar: mtoooo lindo!
marcela não quero dizer que suas postagens mais recentes sejam ruins, não é isso. mas as suas postagens antigas são as melhores... nossa cada tesouro que encontro em dias passados nesse blog. fico babando pros seus textos

Vinícius disse...

verdade, talvez muitas galeras de hoje digam aos seus futuros netos que foram fãs do restart, que amanheceram na porta de entrada do show da banda Cine, ou que foi muito Rebelde, "sim, sou rebelde"!; talvez alguns netos fiquem abismados ao saber que muitos riram de uma tal Luíza marilac e que em eleições alguns votaram num tal tiririca. ainda tem os netos que ficarão abismados com o fato de muitos avós terem assistido os filmes da xuxa, os filmes sem sentido da atividade paranormal.... enfim. todos ficaram horrorizados quando souberem que muitos avós vestiram calças coloridas e coladas e ficaram chorando com uma pulserinha do lado de fora do show....